Resumo: Capítulo 6
Author
Arlene
Last Updated
5年前
License
LaTeX Project Public License 1.3c
Abstract
Resumo do capítulo 6 do livro Semantic Web Services, Deitel F. et al, Springer, London - New York, 2011.
Resumo do capítulo 6 do livro Semantic Web Services, Deitel F. et al, Springer, London - New York, 2011.
\documentclass{article}
\usepackage[utf8]{inputenc}
\title{Resumo}
\author{aramigalene }
\date{July 2019}
\begin{document}
\maketitle
\section{Introduction}
A Web semântica possibilita a recuperação automática, extração e integração de informações no mundo www.
Obstáculo: Careçe suporte aos recursos de bining.
A Web é um sistema de documentos interligados que percorre a internet, seu sucesso baseia-se em três princípios: O esquema de endereçamento URI (Apontador para recursos na web), o formalismo HTML e o protocolo usado (HTTP).
As limitações da web são: encontrar informação( em linguagem natural) e a extração de informações relevantes nas páginas web ( Atualmente é utilizada a tecnologia Wrapaper para esta finalidade).
\section{RDF}
Uma coleção RDF é um conjunto fechado de recursos literais e pode conter dados duplicados ( A noção de lista RDF (RDF:List),onde cada menbro aponta para uma sub lista (RDF:nil) em que o último aponta menbro aponta para uma lista vazia.
Reificação é um mecanismo usado para deduzir níveis de confiança e grau de utilidade para cada declaração.
RDFS (RDF Schema) e OWL são definidos em cima do RDF.
RDF:Class descreve um conjunto de recursos (classes) que formam laços (RDF:domínios) para especificar classes com propriedades semelhantes (RDF: Range) que define o tipo do valor da propriedade e subpropriedade (SubPropertyOf) definindo hierarquias.
\section{SPARQL}
Nas linguagens de mundo fechado, qualquer informação perdida é considerada falsa enquanto que nas linguagens de mundo aberto uma informação perdida é considerada como desconhecida.
A linguagem SPARQL fornece os meios para expressar consultas e recuperar informações de diversas fontes de dados na web semântica. Define também um conjunto de padrões gráficos introduz um conjunto de construções e cláusulas.
Padrões gráficos SPARQL são formados por grupos (Conjunto de padrões gráficos partilhados), Opcionais (Padrões adicionais que podem estender a solução), Alternativos (dois ou mais padrões que executam possíveis consultas) e Nomeados ( Padrões semelhantes a gráficos nomeados).
Os formulários de consulta SPARQL são quatro: Classic (de consulta, retorna todas as variáveis vinculadas em um padrão match), Construct (retorna um grafo RDF construído), Ask ( retorna booleano que indica se o padrão de consulta corresponde) e Describe (retorna um grafo RDF e a descrição dos recursos encontrados).
\section{Ontologia}
Ontologia é uma especificação formal e explícita de um conceito compartilhado, uma forma concreta de conceituar um domínio e é definida em termos de conceitos, propriedades (relações), axiomas e indivíduos padronizados pelo W3C.
\section{OWL}
O OWL originou-se da ontologia DAML + OIL. Suas sub-linguagens são: OWL Lite, OWL DL e OWL Full ( Da camada inferior à camada superior). A nova versão OWL2 é dividida em: OWL2EL, OWL2QL, e em perfis: OWL2RL e OWL2EL. O OWL2QL permite consultas eficientes num grande volume de instâncias OWL2RL (repositório semântico), O OWL2QL (representante tecnológico da web semântica RIF, define a web semântica de rede e possui três dialetos: Lógico básico ((BDL) + regras de produção (PRD) = RIF BLD), RIF PRD (CAptura a maioria dos aspectos de regras de produção), RIF CORE (Intercede o RIF BLD e RIF PRD) e RIF FLD (Meio que define os dialetos RIF).
\section{Linked Data}
É um subsistema e extensão da web semântica, usado para descrever um método de exibir, compartilhar e conectar dados por meio de URIs desreferenciados na web. Fornece maneiras simples para publicar e vincular dados na web. Os designs do linked data são: URI (que nomeiam ou fornecem informações sobre o RDF), HTTP URI (que possibilita consultas) e inclusão de instruções RDF que se ligam ao outros URIs.
Linked open data project para estender a web com dados comuns publicando os conjuntos de dados abertos como RDF e definem os links a eles, criando dados logados (LOD).
\end{document}